sexta-feira, 29 de abril de 2011

PNL-Portugal (José Figueira)
Associado ao Instituto Holandês NTI-NLP (ligado ao International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology),
obedece aos critérios da ABNLP
Membro da Guilda Holandesa e Portuguesa de trainers de PNL
Autorizado pela Associação Holandesa de PNL a credenciar Practitioners, Masters e Trainers
Ligado ao Panorama Social (International Laboratory for Mental Space Research)
Alumni da Universidade de Amesterdão, secção ciências sociais, ciência da mudança, "andragologia"

REVISTA MENSAL, 05-2011 Maio
CONTEÚDO:

Artigo do mês: AUTO-DELEGAR
Metáfora do mês: O CAVALO PERDIDO
Técnicas de PNL e o tema AUTO-DELEGAR
Mais uma técnica: EMPREGANDO PARTES DE NÓS
Mais cerca de 15 TÉCNICAS
Nas organizações: DELEGAR TAREFAS
Agenda das ACTIVIDADES
Links e CONTACTO

O que é delegar? Delegar não é, nem controlar, nem deixar as coisas ao sabor do acaso. Delegar é um acto pró-activo de alta responsabilidade, um acto de quem conhece uma direcção e confia e respeita a “peça” do sistema mais apropriada que contribui para chegar ao destino e para o bem comum.

Artigo do mês: AUTO-DELEGAR

Uma das maiores dificuldades na solução de problemas respeitantes a insatisfações de carácter interno e toda a gama de descontentamento de ordem pessoal relativos à realização de objectivos, talvez tenham a ver com a dificuldade que temos em auto-delegar.
Explico: identificámo-nos tanto (empregando terminologia de PNL:” associámo-nos” tanto) com uma pequena parte de nós, que com essa pequena parte, queremos controlar as emoções e realizar toda a enorme gama de tarefas que caracterizam um ser humano. O “corpo” está sequioso de afeição ou, internamente, podemos sentir vazio, ou queremos resolver um sentimento de culpa, andamos às voltas, mentalmente, dias, meses, às vezes anos, com a mesma preocupação, e o que fazemos geralmente? Vagueamos pelo mundo fazendo as coisas da mesma maneira e obtendo assim os mesmos resultados. E fazemo-lo, geralmente, apelando à racionalidade ou usando automaticamente o pensamento circular feito de repetição dos mesmos pensamentos. A mente (mais ou menos) consciente quer perceber a situação, conhecer o primeiro acontecimento, analisar e encontrar as variáveis e controlar o processo para encontrar a “solução”. E enquanto faz isso, na maioria das vezes, o problema agrava-se...

Para ler o artigo completo, clique: http://pnl-portugal-artigos.blogspot.com/
PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL 05-MAIO 2011

Metáfora do mês: O CAVALO PERDIDO

Uma história de Milton Erickson sobre a relação consciente-inconsciente

Um dia, depois de Milton ter regressado da escola, um cavalo perdido, com rédeas e tudo, entrou pelo terreno. Suado, à procura de água. Ninguém conhecia aquele cavalo e os camponeses conheciam muito bem as redondezas.
Milton dominou-o, saltou para cima do cavalo e, desde logo, tinha uma certeza absoluta…
Levou-o para a estrada. E o cavalo começou a galopar numa certa direcção. Milton Erickson, estava absolutamente seguro de si. De vez em quando, o cavalo desviava a atenção do caminho e começava a divagar lentamente por uma ou outra propriedade. Milton Erickson fazia-o voltar ao caminho. Uns seis quilómetros mais longe o cavalo entrou decidido numa propriedade. O camponês correu para o cavalo, e entusiasmado disse: - Ah, estás de volta!
E perguntou a Milton onde tinha encontrado o cavalo e como é que soube o caminho. Milton respondeu que o cavalo é que sabia o caminho, a única coisa que fez foi manter a atenção do cavalo no caminho.

PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL 05-MAIO 2011

Técnicas de PNL e o tema AUTO-DELEGAR

Este é um dos princípios básico em PNL:
- toda a aprendizagem e transformação ocorrem a nível inconsciente.

Qualquer técnica é executada com o cliente num transe leve, o que tem precisamente como fim, evitar o mais possível que a mente consciente se intrometa. Isto é sobretudo notório sempre que se faça um trabalho de “partes”, um modelo em PNL que se refere a aspectos do inconsciente que se manifestam fora do nosso controlo, como o irritado, o perfeccionista, o culpado, o deprimido… etc. O termo “partes” também é usado para definir o pai, o especialista, a criança interior, o severo, o professor em nós, o anjo da guarda, etc.

Podem procurar-se então outras “partes”, plenas de recursos mais positivos, que aconselhem e ofereçam recursos às partes mais necessitadas. A transformação só terá lugar se oferecer maiores perspectivas que o comportamento ou as emoções antigas, e se se integrar de forma harmoniosa com todo o sistema do indivíduo. Ora este sistema é demasiado complicado para ser abarcado pela mente consciente. Há que criar espaço interior para a resolução de problemas. A mente racional consciente aponta uma direcção, faz uma pergunta, pede uma solução. A partir desse momento toda a sabedoria do inconsciente entra em acção e pode oferecer à mente consciente a surpresa de um desenredo, tal como quando tomamos consciência da solução de um problema intrincado resolvido durante o sono.

Este processo na dinâmica da relação consciente e inconsciente é, talvez, o aspecto mais interessante nesta metodologia. Leva-nos a uma tomada de consciência cada vez mais profunda do nosso funcionamento, tira-nos da “cabeça” ao encontro de uma vivência cada vez maior da nossa plenitude. Empregando linguagem metafórica: “corpo” e “alma”, de mãos dadas, passeiam pelo mundo maravilhando-se com o mistério da vida.

PUBLICADO EM PNL-PORTUGAL 05-MAIO 2011 

Mais uma técnica: EMPREGANDO PARTES DE NÓS

uma ferramenta para os mais corajosos
1. Pense em um problema que tem ou num objectivo que quer atingir. Concentre-se totalmente nele. Sinta e investigue os resultados prós e os resultados contra, se o objectivo se realizar. Com base nesta análise, vá para a frente, desista do objectivo ou, reformule-o. Depois, pergunte: e agora?

2. Volte-se ainda mais para dentro de si, alerta a qualquer voz ou palavra, imagem, sensação. Que voz interior é essa? Que sensação é essa? Que imagem é essa? De onde vem? Que imagina? Quem lhe faz lembrar? É um antepassado? Um anjo? Um espírito? Um bruxo? Uma fada? Ouve mais vozes, mais entes? Escolha uma com quem simpatiza mais.

3. Entre em contacto com essa entidade. Entabule uma conversa sobre o problema ou objectivo e peça-lhe ajuda na sua resolução. Se a entidade se recusar, peça-lhe para lhe revelar as razões ou pergunte-lhe a que condição você deve obedecer para merecer a ajuda. Se houver recusa ou você não puder satisfazer as condições exigidas, então só tem uma alternativa: pedir amigavelmente um novo encontro com a entidade para umas semanas mais tarde.

4. Se a entidade se meter ao trabalho, prometa-lhe sinceramente que confia plenamente nela e que fará todos os possíveis para não se preocupar com o assunto. Diga-lhe também que ficará alerta, nos próximos tempos, à voz ou outros sinais da entidade, no caso da entidade querer comunicar. Agradeça-lhe sinceramente e despeçam-se.

5. Considere a influência que esta conversa vai ter no seu futuro. Experimente ver-se num filme no futuro com os seus novos comportamentos e as suas novas vivências de si e do mundo.

(As entidades em questão são metáforas para recursos internos. Qualquer representação, em termos de PNL, é fruto da imaginação. É a imaginação que produz resultados. Parece haver já indícios, em algumas investigações médicas, que o placebo funciona, mesmo que a pessoa saiba que está a tomar um placebo!)

PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL 05-MAIO 2011

Mais cerca de 15 TÉCNICAS

Para aceder à vasta lista de técnicas já publicadas, este ano no blogue PNL-Portugal, técnicas essas que têm como fim a resolução de inúmeros problemas pessoais e, eventualmente, ajudar amigos ou aplicar profissionalmente em coaching e terapia,

pode clicar: http://pnl-portugal.blogspot.com/2011/03/mais-cerca-de-15-tecnicas.html

PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL 05-MAIO 2011

Nas organizações: DELEGAR TAREFAS

uma lista com algumas regras clássicas:

1. Determine a tarefa a delegar

2. Esclareça porque escolheu aquela pessoa a quem está a delegar e motive

3. Torne bem claro que está a delegar uma tarefa

4. Explique a tarefa, os resultados esperados, os limites, as expectativas

5. Mencione os meios para a sua realização e disponibilize-os

6. Determine os limites de tempo

7. Fale sobre o grau de responsabilidade do executor da tarefa e do seu papel

8. Marque os momentos de avaliação

9. Mostre a sua confiança, e especifique o seu apoio

A incapacidade dos gestores em delegar, justificada seja com que racionalizações forem, pode ser “desafiada” em PNL, por exemplo, com uma pergunta, tal como:
- O que há em ti que faz com que não consigas delegar?
Em geral, tem a ver com problemas pessoais de insegurança e medo resultantes do carregamento de mochilas pessoais, plenas de emoções negativas passadas, mochilas essas que podem estar a determinar, nos gestores, comportamentos automáticos de auto-defesa e a necessidade do adolescente em auto-afirmar-se.

PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL O5-MAIO 2011

Videos: DELEGAR DE VERDADE

Pode encontrar no You Tube alguns vídeos brilhantes sobre “delegar” que partem dos pressupostos e são inspirados pela PNL:

PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL 05-MAIO 2011

Agenda das ACTIVIDADES

Pnl, Processos pessoais,
consciência crescente da estrutura do funcionamento da mente;
emprego desse conhecimento para a libertação de automatismos (desprogramação)
e a sua utilização subtil para uma coerência pessoal crescente,
uma maior vivência e usufruto da vida, e contribuição para um mundo melhor.

INICIAÇÕES,
essências da PNL, "ATINGIR MAIS DE FORMA MAIS FÁCIL"

em CARCAVELOS, no Hotel Praia-Mar, a 18 e 19 de Junho
inscrições: jose.figueira@pnl-portugal.com; 96 653 47 05

em VIANA DO CASTELO
a 14 e 15 de Maio

inscrições: bacelar.p@gmail.com, 92 674 90 22




CERTIFICAÇÕES, em pequenos grupos
inscrições para Carcavelos: jose.figueira@pnl-portugal.com; 96 653 47 05

PRACTITIONER em 3 meses, em CARCAVELOS
a partir de 3 de Junho, certificações em Agosto
(lotação esgotada)

PRACTITIONER INTENSIVO NO VERÃO, em CARCAVELOS
14 dias, de 30 de Julho a 12 de Agosto. Certificação a 1 e 2 de Outubro
(preço reduzido com pagamento até 15 de Junho)

PRACTITIONER em VIANA DO CASTELO
a partir de Outubro; certificação em Janeiro de 2012

inscrições para Viana do Castelo: bacelar.p@gmail.com, 92 674 90 22

MASTER PRACTITIONER e TRAINERS-TRAINING
Em respectivamente 21 e 22 dias. Estão a decorrer.
No caso de interesse num próximo Master ou TrainersTraining, entre em contacto

Consultor do PANORAMA SOCIAL
com Lucas Derks, de 21 a 25 de Março de 2012


PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL 05-MAIO 2011

LINKS E CONTACTOS

www.panorama-social.blogspot.com
www.pnl-mindfulness.blogspot.com


00351 96 653 47 05


José Figueira
- Formação em drama, pedagogia do teatro e encenação, pela Escola de Altos Estudos de Teatro de Amesterdão.
- Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade de Amesterdão.
- Master-Practitioner e Trainer com certificado internacional do NTI-NLP, que obedece aos critérios da ABNLP (The American Board of Neuro-Linguistic Programming) e está associado ao “The International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology
- Social Panorama Consultant, ligado a “Social Panorama” (International Laboratory for Mental Space Research)
- Trabalhou em formação e reintegração social a cargo da Câmara Municipal de Amesterdão, dos Serviços Sociais e do Ministério do Trabalho na Holanda.
- Foi director de uma Escola de Formação do Centro Regional de Ofícios de Amesterdão.
- Dá cursos de PNL associado ao NTI-NLP.
- É membro da Associação Holandesa da PNL (NVNLP reconhecida pela EANLP). O instituto PNL-José Figueira é reconhecido por essa Associação e está habilitado a certificar Practitioners, Masters e Trainers em PNL.
- Membro da Guilda Holandesa e Portuguesa de Trainers de PNL
- Membro do círculo Alumni de Andragologia da Universidade de Amesterdão

PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL 05-MAIO 2011

O Poder das palavras

domingo, 24 de abril de 2011

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Deixe a criatividade fluir

* Pode ajudar se fechar os olhos, agora
* Veja-se num momento em que fazia coisas, altamente inspirado
* Veja o que via, ouça o que ouvia e, sobretudo, sinta o que sentia
* Entre na imagem de si, associe-se e deixe-se invadir por esta sensação de inspiração, da cabeça aos pés
* Faça esta sensação crescer, ainda mais, dentro de si
* Mantendo esta sensação, tornando-a, se possível, ainda maior, abra os olhos e comece a escrever, a pintar, a dançar...
* Expresse o que lhe surge, ao mesmo tempo que vivencia esta sensação…
"All we are
is changing..."

domingo, 17 de abril de 2011

TRAINERSTRAINING

É já na próxima 5ª feira que começa o Trainerstraining em 22 dias, das 09.00 às 19.00 horas, exclusivo para masterpractitioners, e que vai durar até Setembro. É um Trainerstraining com um alto nível de exigência. Entre outras competências, vamos

- Treinar apresentação em público de forma carismática,
- Aprender a chegar a todas as pessoas, seja que tipo de aprendizagem tenham,
- Sensibilizar para atingir o público a partir do “centro” de nós, crescer em congruência,
- Criar no outro: estados, sensações, insight, descoberta, significados,
- Comunicar a níveis lógicos de maior profundidade,
- Dar um passo mais fundo ao encontro da nossa verdade essencial,
- Dar um passo ainda maior na compreensão da estrutura atrás da estrutura…

É um curso de José Figueira (jose.figueira@pnl-portugal.com) em colaboração com o NTI-NLP. Os exames terão lugar em Setembro com a presença de René Kuiper, autor de livros de PNL e, talvez o mais conceituado Master Trainerstrainer Holandês.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como está o dia?

Você é uma dessas pessoas que acordam numa certa manhã, veem que está chovendo e dizem: "Que dia miserável"?
Não é um dia miserável. É apenas um dia molhado. Se usarmos as roupas apropriadas e mudarmos nossa atitude, podemos nos divertir bastante num dia chuvoso.

Você pode curar sua vida - Louise L. Hay

terça-feira, 12 de abril de 2011

Qual é a percentagem mínima de presença obrigatória num curso de PNL?

Sei que os nossos amigos alemães controlam quase ao segundo as presenças. Às vezes, na minha opinião, há mais assinaturas comprovativas de presença do que aprendizagem em si. Aliás, quando dou cursos de formação em Portugal que devem obedecer a normas oficiais, sou também confrontado com o desperdício de tempo em presenças, descrições redundantes e assinaturas. Já me deixei disso.

Às vezes perguntam-me: - posso sair mais cedo? não posso vir naquele dia… só posso chegar mais tarde…
A minha resposta:
-Vê o que podes fazer.
... Mas não percas um minuto. No curso, nem na tua vida. Aproveita cada segundo.
Pela minha parte, estarei atento a cada décimo de segundo.

Vou dizer-te sobre a importância da presença constante:
É que, nestas coisas, um nano-segundo pode fazer toda a diferença!
O que procuramos é este nano-segundo em que a moeda cai e faz toda a diferença.
Neste nano-segundo passámos a um novo patamar na vida.
E é disso que se trata.
E nunca se sabe exactamente quando... acontece.
Só há uma única condição:
ALERTA, atento a cada nano-segundo.
O momento é tudo, é o único momento,
o momento de eternidade!

Luz e sombra

escherescher 2Acabei de ler algures que Jung um dia afirmou:

Uma pessoa não se torna iluminada a imaginar figurinhas de luz*. Uma pessoa torna-se iluminada, ao tornar a escuridão
consciente**.

* Possivelmente é verdade. Apesar disso, ao fazê-lo, já faz uma grande diferença na maneira como se se interpreta a si-mesmo e como interpretamos o mundo. Muita gente imagina figurinhas feitas de trevas, o que acaba por preencher as suas vidas de escuridão. escher 3Chama-se a isto em PNL, trabalhar com “sub-modalidades” (transformamos, por assim dizer, situações “escuras” em situações “brilhantes”).

** Com PNL tornamos conscientes processos inconscientes. É como se a escuridão se tornasse luz. Este processo tem lugar através da descoberta de significados positivos por detrás de significados positivos que se escondem por detrás da aparente escuridão. A partir daí encontramos alternativas saudáveis e aprazíveis para realizar os significados positivos. É um processo sem fim direccionado ao objectivo último da vida.

(desenhos de Escher)

Worlds Greatest R Kelly- Lyrics



Clique na imagem para ouvir o número. Para ler a tradução em português, publicada neste blogue, clique:  

Os novos vizinhos

hekUma quinta tem um novo dono.

Este entra em contacto com o vizinho, o dono da quinta ao lado.

Falam amigavelmente dos tempos em que houve uma zanga entre o vizinho e o antigo dono da quinta sobre as dimensões das propriedades. O vizinho revela que, na verdade, a cerca está injustamente ½ metro a mais, dentro da sua quinta.

O novo dono sugeriu imediatamente para deslocar a cerca, 1 metro para dentro da sua.

- Mas isso é mais do que é justo, disse o vizinho excitado.

- Não faz mal, não tenho problemas nenhum nisso.

- Sabe que mais, olhe, deixemos a cerca como ela está.

E, juntos, foram beber um copo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PNL, diferenças que fazem a diferença

Aprender algo, cada dia que passa,
chama-se conhecimento.

Desprender-se de algo, cada dia que passa,
a isso, chama-se sabedoria.
 Zen

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Revista PNL-Portugal

Número de Abril. Telogo pnl-portugal (documento pequeno)ma “liberdade”. Se quer ler a revista mensal completa de PNL-Portugal, pode ir para 22 de Março neste blog.

domingo, 3 de abril de 2011

A melhor lição da vida (para crianças)

Não existe, em parte nenhuma, uma lei em que esteja escrito
que tu devas ser melhor do que aquilo que és.
Tu és bom como és.

 (traduzido de "o novo livro da vida para crianças", com PNL, Theo Legters, Holanda)

Troca de mails

Isabel:
Amigos,
Mandem-me BOAS NOTÍCIAS!
(As más correm depressa e eu ESCOLHO focar o meu Pensamento em coisas positivas). Agradeço-vos do coração.
 
José:
Olá Isabel,
Se conseguires fazer isso, vou-te um dia modelar!!!
A pergunta é mesmo essa: como consegues chegar ao ponto de ESCOLHER? Serás uma génio.
 
Isabel:
Ó José... estou tão farta de receber mails àcerca da crise, de crianças com cancro, da radioatividade etc etc etc que resolvi pôr simplesmente ISTO!! Pode ser que funcione para o comum dos mortais.... :)))
Claro que é uma idiotice e não me parece que seja possível ESCOLHER a esse ponto....!!!
Mas que ainda assim podemos fazer "triagens", ahhhhhhhhhh...lá isso podemos....
O que é que eu tenho andado a aprender contigo senão isso??
Isto que eu escrevi não passa de "uma caricatura"! Mas é assim tão horrível eu ter escrito isto? Agora deixaste-me curiosa... Montes de beijocas.
 
José:
Olá, com certeza que toda a PNL é para nos ajudar a tomar lugar atrás do volante do autocarro da vida.
Às vezes ainda não é fácil.
E deixa-me brincar e provocar um pouco.
Por outro lado é um bom tema para pensar, essa das escolhas: A grande pergunta é:
- fazemos escolhas ou tomamos consciência das escolhas feitas a nível inconsciente?
(Claro que as escolhas feitas a nível inconsciente também são as nossas, ninguém escolhe por nós).
Mas a pergunta mantém-se. E as implicações que isso tem, filosóficas, jurídicas... Até que ponto somos responsáveis pelos nossos actos?
O que fazemos em PNL é perceber cada vez mais as estruturas do funcionamento da mente para agir de acordo com as suas leis e assim encontrarmos um equilíbrio cada vez maior entre o consciente e o inconsciente.
Uma continuação de um bom fim de semana. Beijinho.

sábado, 2 de abril de 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Propósito de Modelagem

Recebo diariamente dezenas de anúncios, histórias, charadas, pensamentos, perguntas, dicas, protestos… a maior parte envio para a reciclagem. Mas hoje recebi de R.A. uma publicação que, por tão provocativa (a terapia provocativa faz parte, apesar de não muito mencionada, das raízes da PNL), me parece interessante publicar:

Saiu numa edição do Financial Times

Uma jovem mulher enviou um e-mail para o jornal a pedir dicas sobre “como arranjar um marido rico”. Contudo, mais inacreditável que o “pedido” da rapariga, foi a resposta do editor do jornal que, muito inspirado, respondeu à mensagem, de forma muito bem fundamentada.

E-mail da rapariga:
“Sou uma rapariga linda (maravilhosamente linda) de 25 anos. Sou bem articulada e tenho classe. Quero casar-me com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de dólares por ano. Há algum homem que ganhe 500 mil ou mais neste jornal, ou alguma mulher casada com alguém que ganhe isso e que possa me dar algumas dicas? Já namorei homens que ganham por volta de 200 a 250 mil, mas não consigo passar disso. E 250 mil por ano não me vão permitir morar em Central Park West. Conheço uma mulher (do meu grupo de ioga) que casou com um banqueiro e vive em Tribeca! E ela não é tão bonita quanto eu, nem inteligente. Então, o que é que ela fez que eu não fiz? Qual a estratégia correcta? Como chego ao nível dela?”
(Raphaella S.)

(Quer conhecer a resposta e comentários? Clique em “Comentários”.
E qualquer novo comentário é bem vindo! Este é um blogue que se propõe romper rotinas e alargar perspectivas.)
Se quer ler a revista mensal completa de PNL-Portugal, pode ir para 22 de Março neste blog. Encontra também aí a agenda actualizada. Também pode receber a revista por correio electrónico. Envie o seu endereço para: jose.figueira@pnl-portugal.com.

Sobre "relativismo"

Dimitrios: O teu problema, amigo, é que tu vives muito na cabeça.
Tassos: Comparado com quê?
Dimitrios: Bem… comparado com Aquiles, o atleta.
Tassos: E comparado com Sócrates?
Dimitrios: Pronto, já ganhaste outra vez! Comparado com Sócrates és uma cabeça vazia.