sexta-feira, 29 de junho de 2007

PNL-PORTUGAL

Nos meus programas digo abertamente que dou cada vez menos atenção ao que as pessoas dizem.
O que as pessoas dizem faz parte do conhecido, do programa consciente da repetição.
Ora se as pessoas querem continuar a repetir o mesmo, o problema é delas, seria talvez melhor não gastarem dinheiro no meu curso e empregá-lo noutro curso ou noutra diversão.
O programa consciente, de teor racional, às vezes brilhante em termos analíticos, influencia em apenas 1% a 2% a nossa vida.
O que conta verdadeiramente é a voz do inconsciente, 98 a 99%. É o nosso programa escondido. É este programa que é responsável pelo termómetro das sensações e da vida realizada.
Do que se trata nos meus cursos é de conhecer este programa escondido e utilizá-lo para realizar o significado de vida dentro dum sistema ecológico maior.

LINGUAGEM

Muito provavelmente são precisamente as palavras que não são ditas que têm o maior impacto tanto em nós como nos outros...

Dá para pensar, não dá?

A CHAVE DA MAGIA

As livrarias estão cada vez mais cheias!
As pessoas lêm cada vez mais livros de desenvolvimento pessoal e sucesso!
À procura da revelação do Grande Segredo...
Claro que o Cosmos está cheio de segredos, mas houve alguma vez na existência do ser humano um momento em que o Segredo não estivesse totalmente exposto de par em par, para todos revelado???

Há quem diga que
o segredo por detrás de todos os segredos, se ainda há segredos...
"Energy flows where the intention goes!"

LINGUAGEM

Diz-se que 80% da nossa energia é empregue pelo nosso pensamento.
Ora os nossos pensamentos são aquilo a que nós chamamos normalmente de "diálogo interior".
Se queremos aprender algo sobre nós mesmos talvez seja interessante prestar atenção ao nosso diálogo interior. É o nosso diálogo interior que dirige directamente o nosso comportamento.
Ora a maioria das vezes o diálogo interior não é nada mais nada menos que as vozes do "crítico" dentro de nós.
A questão é que esse crítico é muitas vezes a vozinha do pai e da mãe, é nada mais nada menos que a repetição daquilo que eles nos diziam (muitas vezes a cultura tradicional e limitativa), vozes essas muito enraizadas no nosso inconsciente.
Ora o diálogop interior, tal como os nossos valores e as nossas convicções, são o motor das nossas sensações e acções, e podem ser limitadoras ou ilimitadas.
Sabendo isso...
Como está com o seu diálogo interior?

Diz-se...

B.1

Estamos unidos pela responsabilidade de garantir o bem-estar das gerações presentes e
futuras. Assim sendo, trabalhamos para proporcionar maior justiça e equidade social,
reduzir a pobreza e exclusão social e melhorar a saúde e o ambiente em geral.
Valorizamos e respeitamos as diferenças culturais, religiosas, de raça, de idade e de sexo,
reconhecendo o seu contributo para a vitalidade social das cidades.



HANÔVER
de Presidentes de Câmara de Municípios
Europeus na Viragem do Século XXI
(versão traduzida do texto original em Inglês, de 11 de Fevereiro de 2000, pelo
Centro de Estudos sobre Cidades e Vilas Sustentáveis – CIVITAS)

A questão é se isso é possível se partirmos do artigo imediatamente a seguir:

B.2

Acreditamos que a economia – enquanto conjunto das actividades humanas que
transformam os recursos naturais em bens e serviços e que visam satisfazer necessidades
humanas e sociais – deve ser social e ecologicamente eficiente, evitando o consumo
desnecessário de recursos não renováveis.


(Para averiguar seriamente sobre as possibilidades de realização do postulado seria interessante, em temos de PNL, fazer um "douwn chunk" da palavra ECONOMIA tal como foi empregue pelos assinantes deste acordo)

Mini-técnica para a preferência olfactiva


1. Pergunte-se: - qual é o cheiro que me faz recordar a situação mais agradável da minha vida?

2. Imagine-se rodeado/a deste cheiro especial para si, respire fundo, embrenhe-se todo nele, deixe-se preencher por esse cheiro.

3. Encontre uma metáfora que lhe permita aplicar este cheiro em qualquer momento da sua vida (exemplos: um sopro, uma caixa milagrosa com uma tampa que só você pode abrir, um frasquinho, um spray...).

4. Vivencie o cheiro e encha a caixa, o frasquinho, o spray, com esse cheiro.

5. Aplique a metáfora nos momentos passados, presentes ou futuros, onde achar necessário na sua vida.

6. Vá no futuro recarregando a metáfora especialmente nos momentos em que repentinamente é banhado/a nesse cheiro.

7. Aprecie as consequências futuras da aplicação deste cheiro nas situações em que o empregou. Desfrute dos resultados

Provérbio

A razão convence, as lágrimas comovem

quinta-feira, 28 de junho de 2007

A Alegoria da Caverna - Platão

Faça a sua parte

Num certo lugar do Oriente, um Rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite! Então pediu para que cada um de seus súditos levasse apenas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido.O Rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite.Mas, qual não foi a sua surpresa, no outro dia pela manhã, quando viu o lago cheio de água e não de leite.Consultou o seu conselheiro que o informou, que as pessoas do povoado tiveram todas o mesmo pensamento:No meio de tantos copos de leite, se só o meu for de água, ninguém vai notar... Pense nisto!É por isso que estamos nessa situação, onde todos por comodismo esperam pelos outros!Não espere pelo leite dos outros para encher o lago da vida, participe com sua parte!

retirado do site da golfinho, autor desconhecido

John Demartini e o colapso quântico

John Demartini e o colapso quântico Tropecei há dias numa palestra muito interessante sobre um processo de transformação pessoal, criada pelo John Demartini, um dos entrevistados no filme "The secret".Chama-se "colapso quântico" e tem tudo a ver com pnl.Fiquei tão interessada pelo tema que comprei o livro e os discos de uma gravação ao vivo, feita num workshop em Madrid. Acabei a minha pesquisa a pensar... isto faz todo o sentido. Ajuda-nos a integrar as partes.Sei que vai haver em Caminha, na Botica das Carlotas, em Agosto, dias 11 e 12, um fim de semana dedicado ao Colapso Quântico, a "física quântica aplicada à resolução dos conflitos pessoais". Vai ser orientado pelo Oscar Durán-Yates, um dos seguidores do processo criado pelo Demartinis. Na net abundam sites sobre este trabalho.Se houver alguém interessado em participar neste workshop, eu forneço os contactos.

terça-feira, 26 de junho de 2007

BLOGGER PNL-PORTUGAL

Há 3 anos (em Junho de 2004) nasceu este blogue que, inspirado pela Programação Neurolinguística, tem como fim partilhar experiências, informar, inspirar, confrontar, ajudar a sair da zona de conforto e abrir-se para a aventura, realizar a vida e contribuir na medida dos nossos possíveis e impossíveis, para uma vida melhor e uma civilização de que, ao olharmos para os nossos filhos, nos possamos orgulhar no que respeita à nossa contribuição, isto por temos assumido a responsabilidade que nos cabe ao existirmos - em PNL chamamos a isto, deixar definitivamente o lugar atrás do autocarro e tomarmos o lugar à frente agarrando o volante para conduzirmos o autocarro da nossa própria vida.

Pessoalmente e indo contra muitas críticas, embora goste muito de forma e coisas bonitas, tenho evitado um design sofisticado que muitas vezes existe para esconder conteúdos. Aqui trata-se unicamente duma mensagem. E embora consciente que a forma muitas vezes é superior à mensagem, apelo a todos os que se sentirem em “rapport” (empatia) com o conteúdo desta mensagem, que a espalhem.

A contribuição no blogue está aberta a todos os practitioners internacionais em PNL, mas qualquer um pode oferecer a sua colaboração, envie-me um e-mail (jose.figueira@pnl-portugal.com).

Já Cristo dizia que os últimos são os primeiros. Embora este blogue esteja aberto aos pnlianos de posse de certificado oficial internacional que nele podem escrever livremente, as grandes mensagens que têm impacto nas nossas vidas vêm de todos os lados, seja ou não PNL. Enviem-mas para que possam ser partilhadas.

E se acha que vale a pena, espalhe também o endereço do blogue.
Talvez apareçam novos colaboradores, que de coração aberto nos oferecem a linguagem que faz a diferença e nos ajudem a realizar o significado individual da nossa existência, uma linguagem que ao mesmo tempo contribui para um mundo mais justo, mais livre, mais feliz.

http://www.pnl-portugal.com/

jose.figueira@pnl-portugal.com



Dar um salto!


O grande momento da decisão
é o momento da saída do avião

Para estar ao corrente dos meus cursos de PNL:
- Iniciação à PNL
- Practitioner
- Master-practitioner
- Trainers training
- Panorama Social
- e outros


Pode consultar regularmente:
http://www.pnl-portugal.com/agenda.htm

i believe i can fly, R. Kelly

DESLIGUE primeiro "The World´s Greatest"
para poder apreciar este video de R. Kelly.

Segredo dum coach de excelência


Quanto mais sério você ficar com os problemas dos seus clientes, mais reforça a idéia de que eles têm problemas sérios.... se continuam revivendo seguidamente a tragédia e levando-a a sério, coninuarão assim para o resto da vida... Comece por levá-los a ter senso de humor sobre a tragédia.Quando voltarem ao passado e começarem a rir, sentir-se-ão livres dele e enfrentarão o futuro.
Richard Bandler (1993)


(já publicado neste blogue a 14 de Abril de 2005)


Mais um fim-de-semana memorável

... Foi sem dúvida um curso e um fim de semana memorável....
De regresso ao dia à dia e depois de TANTO... milhares de questões se levantam, quase como um novo despertar ... logo, só vejo muito e muito para fazer... neste turbilhão, que ainda estão, todas as ideias... foi FANTASTICO !...
MUITO OBRIGADO pelo excelente fim de semana de curso.
Foi sem dúvida um marco importante, de VIRAGEM , nas nossas vidas !...
Hoje, no voltar para o dia a dia ... TUDO já estava, seguramente diferente...
Da minha parte (ainda) tenho em mim, aquela confusão de ideias... que o José Figueira falava ... mas é bom, MUITO BOM...

Cristina

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Fim-de-semana de iniciação à PNL

"Até hoje, senti-me sempre seduzida pelo pensamento Socrático - "conhece-te a ti mesmo"; Esta sedução não tinha grande sustentação consciente!! Depois deste trabalho conjunto, passei a entender o que está por detrás daquele pensamento e só Vos posso dizer que é muito bom!!!!!"

enviado por: Leonor

Um pensamento do dia


Quando caminhamos sempre na mesma direcção
acabamos finalmente por encontrar as nossas próprias esporas


Zen

enviado por Dagelijkse Gedachte (Holanda)

sexta-feira, 22 de junho de 2007

quinta-feira, 21 de junho de 2007


Now I am the Voice.
I wil lead, not follow.
I will believe, not doubt.
I will create, not destroy.
I am a Force for Good.
I am a Leader.
*
Defy the odds!
Set a new standard!
Step up!
Anthony Robbins

Notícias de Fátima, do IPPNL

No sábado passado a Sandra recebeu o certificado de Master-practitioner. Já no dia 30 de Maio, o Carlos e a Laura que também frequentaram o curso em Fátima, apresentaram em Lisboa os seus projectos de Modelagem e coach/intervenção terapêutica com PNL completando assim o curso e recebendo o certificado.
E no passado domingo terminou em Fátima o 19º practitioner que realizei em Portugal. Mais 10 novos practitioners (a Alexandra, a Ana, a Conceição, a Florbela, a Helena, a Júlia, a Lurdes, o Nelson, o Nuno e o Ricardo) receberam o certificado que lhes dá o direito de se intitularem Practitioners internacionais na Arte e Ciência da PNL.


"Já agora, apenas uma pequena história de sucesso: no último exercício da linha do tempo que fizemos, estabeleci um objectivo muito preciso para um futuro muito próximo (algo que deveria acontecer na noite de domingo). Na viagem para o Porto, recebi a notícia de que esse meu objectivo não iria ser atingido, e fiquei desapontado. No entanto, 10 minutos depois recebi outra chamada, a dizer que sim, afinal havia uma boa possibilidade de acontecer o que eu esperava. Na noite de domingo, atingi o objectivo tal como o tinha imaginado, e até, de uma forma ainda melhor do que tinha imaginado. Que maravilha. E a verdade é que tudo aconteceu de uma forma perfeitamente natural..."
Ricardo Vilaverde

Parabéns!

Um pensamento do dia

Se todos os dias nos parecem o mesmo,
é porque já não vemos as boas coisas
que nos são presenteadas na vida


Paulo Coelho

Enviado por Dagelijksegedachte (Holanda)

terça-feira, 19 de junho de 2007

PNL, o trabalho com partes

Jerome Murat ilustra de forma brilhante o trabalho de "partes", essencial em PNL no quadro do caminho para o alinhamento dos níveis neurológicos tendo como meta a congruência total.

Sobre a razão, um pensamento do dia

O coração tem as suas razões que a razão não conhece


Blaise Pascal

Teoria e prática do coach em Portugal


De Alexandra Barosa Pereira,
practitioner em PNL e colaboradora do blog
ISBN: 978-972-618-455-3




segunda-feira, 18 de junho de 2007

Uma voz que se levanta

Enviado por Sandra Silva
This is a brave 13 year old girl speaking to the UN in 1992. Worth sharing with your children and grand children.
Just brilliant!

Um pensamento do dia

O que se agarra com violência, não fica
O que se prende com o coração, permanece


Maarten Luther

Dagelijkse gedachte (Holanda)

sexta-feira, 15 de junho de 2007

As pessoas são um presente

Pessoas são um presente. Algumas têm um embrulho bonito como os presentes de Natal, Páscoa ou festa de aniversário. Outros vêm em embalagem comum. E há as que ficam machucadas no correio...
Algumas trazem invólucros fáceis. De outras é dificílimo, quase impossível tirar a embalagem. É fita durex que não acaba mais.
Mas... A embalagem não é o presente. E tantas pessoas se enganam confundindo a embalagem com o presente.
Por que será que alguns presentes são complicados para a gente abrir? Talvez porque dentro da bonita embalagem haja pouco valor. E bastante vazio, bastante solidão ... A decepção seria grande.
Também você meu amigo. Também eu, somos um presente para os outros. Você para mim. Eu para você.
Triste se somos apenas um presente embalagem: muito bem empacotado e quase nada lá dentro!
Quando existe verdadeiro encontro com alguém, no diálogo, na abertura, na fraternidade, deixamos de ser mera embalagem e passamos à categoria de reais presentes.
Nos verdadeiros encontros de fraternidade, acontecem coisas muito comoventes e essenciais: mutuamente nos vamos desembrulhando, desempacotando, revelando.

Roque Schneider

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Um pensamento do dia

Quem acredita em si mesmo nunca terá necessidade de se provar.


Olaf Hoenson

Enviado por Dagelijksegedachte (Holanda)

quarta-feira, 13 de junho de 2007

DESPERTAR

Relaxe e aprecie a música e ensinamentos contidos neste video:

http://awaken.greatday.com/

Um pensamento do dia

À medida que o mundo se torna mais pequeno,
as pequeninas coisas tornam-se maiores.
Carla van Ammers
enviado por "dagelijkse gedachte"(Holanda)

terça-feira, 12 de junho de 2007

O Segredo em power point


(clique na figura)
O Segredo não é correr atrás das borboletas...
É cuidar do jardim para que elas venham até nós.
(Mário Quintana)

Um pensamento do dia

Uma carícia jamais será esquecida.

O nosso corpo sempre a recordará.

Ronald B. Levy
enviado por "dagelijksegedachte" (Holanda)

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Entendimento

Tales de Mileto, filósofo grego, o mais antigo dos Sete Sábios da Grécia (640 a 550 d.C.), durante parte de sua vida foi um bom comerciante. Após enriquecer, retirou-se dos negócios e pôde dedicar-se aos estudos, adquirindo muitos conhecimentos através de viagens.Aprendeu Geometria com sacerdotes egípcios, previu o primeiro eclipse solar no ano de 500 a.C. e determinou a duração do ano. Ainda em vida, foi considerado o pai da Astronomia, da Geometria e da Aritmética. Em certa ocasião, foi inquirido sobre 9 questões. Ei-las, seguidas da respostas de Tales:1. QUAL A COISA MAIS VELHA DE TODAS AS COISAS?- Deus, porque Ele sempre existiu.2. QUAL A MAIS BELA DE TODAS AS COISAS?- O Universo, porque é trabalho de Deus.3. QUAL A MAIOR DE TODAS COISAS?- O Espaço, porque ele contém o que foi criado.4. QUAL A MAIS CONSTANTE DE TODAS AS COISAS?- A Esperança, porque ela permanece nos homens mesmo depois de terem perdido tudo.5. QUAL É A MELHOR DE TODAS AS COISAS?- A Liberdade, porque sem ela não há nada de bom.6. QUAL É A MAIS RÁPIDA DE TODAS AS COISAS?- O Pensamento, porque em um segundo pode voar para o extremo do Universo.7. QUAL É A MAIS FORTE DE TODAS AS COISAS?- A Necessidade, porque ela faz os homens enfrentarem os perigos da vida.8. QUAL É A MAIS FÁCIL DE TODAS AS COISAS?- Dar conselhos.9. QUAL A MAIS DIFÍCIL DE TODAS AS COISAS?- Conhecer a si mesmo.
Autor: desconhecido
Exercendo pressão fica tudo esmagado

Cornelis Verhoeven

Um pensamento do dia

Cubra as asas duma ave com ouro e ela não mais conseguirá elevar-se nos ares
Confucius

quinta-feira, 7 de junho de 2007

As origens deste blogue PNL-PORTUGAL


O blogue PNL-PORTUGAL foi criado a 10 de Junho de 2004, parece-me que à noite. Segue-se a primeira mensagem publicada. Claro que sabíamos já na altura que estávamos a criar história. E qual é a sensação, ao voarmos sobre a linha do tempo e olharmos duma perspectiva do passado, sobre o que realizámos desde então até ao presente. E o gozo que dá, voando agora sobre a nossa linha do tempo e tomando a posição do presente, olhar a partir do presente, ouvir e sentir a partir do aqui e agora, sobre as maravilhas que realizámos desde então!
Sexta-feira, Junho 11, 2004

Bem Vindos ao novo Blogger

10 de Junho de 2004.
O dia em que demos o nosso primeiro salto de paraquedas.
O dia em que demos o salto para uma nova realidade.
As Águias deixaram a zona de conforto do avião que as conduzia para mergulharem no espaço vazio em que são donos o ar e os pássaros.
Novos practitioners na arte e ciência da Programação Neurolinguística desceram do céu de Évora em momentos inesquecíveis de queda livre ao lado dum quase profissional que poderá bem vir a ser um Robbins português*
* (referia-me então a Alexandre Neto, que entretanto deixou a sua zona assegurada de conforto empresarial nos computadores para se dedicar exclusivamente ao significado espiritual das acções individuais e das empresas e outras organizações, ao formar uma empresa de formação ao nível do que para ele é significativo como espiritualidade).
Esta foi a melhor maneira de celebrar o dia em que um novo Blogger está no ar. Este é o dia em que nos lançámos de 4.0000 metros de altitude!
Estas são as palavras que fazem a diferença. As palavras que se vão espalhar de norte a sul.
Bem Vindos ao novo Blogger da PNL em Portugal!

"Metáfora da semana" ( uma celebração de 3 anos de existência)

O Guardião do Castelo

Certo dia, num mosteiro zen-budista, com a morte do guardião foi preciso encontrar um substituto.
O Grande Mestre convocou então todos os Discípulos para determinar quem seria o novo sentinela.

O Mestre, com muita tranquilidade, falou:
- "Assumirá o posto o primeiro monge que resolver o problema que vou apresentar."
Então, ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo e disse apenas:
- "Aqui está o problema!"

Todos ficaram a olhar a cena. O vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro. O que representaria? O que fazer? Qual o enigma?
Nesse instante, um dos discípulos sacou da espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e ... ZAPT ... destruiu tudo, com um só golpe.
Depois o discípulo voltou ao seu lugar.
E o Mestre disse:
- "Você será o novo Guardião do Castelo."
Qual é a moral da História?



PUBLICADO NESTE BLOGUE a 11 de Junho de 2004.
Este blogue nasceu a 10 de Junho de 2004. E a existência deste blogue deve-se ao espírito iniciador e inovador do Grande TITO, sobre quem não consegui até agora encontrar metáfora superior. Ele era na altura cursista dum curso meu em PNL!

OBRIGADO TITO!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Um pensamento do dia

O curioso é que grande parte da nossa energia é perdida justamente na luta contra as transformações que precisamente desejamos

Thijs Mulders (dagelijksegedachte – Holanda)

A VAQUINHA

Um Mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita ... Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos. Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeiras, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas ... Então se aproximou do senhor aparentemente o pai daquela família e perguntou: Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho, então como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?E o senhor calmamente respondeu:"Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nós produzimos queijo, coalhada, etc ... para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo".O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo".O jovem arregalou os olhos espantando e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos e um belo dia ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los.Assim fez, e quando se aproximava do local avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver, "apertou" o passo e chegando lá, logo foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos e o caseiro respondeu:Continuam morando aqui.Espantado ele entrou correndo na casa, e viu que era mesmo a família que visitara com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha): Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida ???E o senhor entusiasmado, respondeu:Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu, daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora ...

Ponto de reflexão:Todos nós temos uma vaquinha que nos dá alguma coisa básica para sobrevivência e uma conveniência com a rotina. Descubra qual, a sua ... Aproveite esse novo ano e a proximidade do final do milênio para empurrar sua "vaquinha" morro abaixo.

O poder das palavras

Um orador fala do poder do pensamento positivo e das palavras. Um participante levanta a mão e diz: "Não é porque eu vou dizer felicidade, felicidade, felicidade! que me irei sentir melhor e não é porque eu vou dizer desgraça, desgraça, desgraça! que me irei sentir menos bem: não são mais que palavras. As palavras são isso mesmo, sem poder..."
O orador responde: "Cale-se, seu idiota, é incapaz de compreender o que quer que seja!" O participante está paralisado, ele muda de cor e prepara-se para replicar agressivamente: "Você, espécie de..."
O orador levanta a mão: "Peço que me desculpe. Eu não quero magoar. Peço que aceite as minhas sinceras desculpas."
O participante acalma-se. Os outros participantes murmuram e há agitação na sala. O orador intervém: "Têm a resposta à questão que puseram: algumas palavras desencadeiam dentro de voces raiva e cólera. Outras acalmam. Compreendem melhor o poder das palavras?"

Um pensamento do dia


Quem se liga aos sentimentos e às necessidades do outro, reconhece-se a si mesmo

Marshall Rosenberg


A ''Comunicação Não-Violenta'' (CNV) é um modelo desenvolvido por Marshall Rosenberg que busca que os povos se comuniquem de maneira eficaz e com empatia. Enfatiza a importância de expressar com observações, sentimentos, necessidades e ordens de clareza uns aos outros, de maneira que evitem uma linguagem classificatória que rotule ou enquadre os interlocutores ou terceiros.
Aqueles que usam uma comunicação não-violenta (chamada também de "comunicação empática") consideram que todas as ações estão originadas numa tentativa de satisfazer necessidades humanas, mas tentativas de fazê-la evitando o uso do medo, da falha, da vergonha, da acusação, da coerção ou das ameaças. O ideal da CNV é que para ter necessidades, desejos, anseios, esperanças não sejam satisfeitos às custas de outra pessoa. Um princípio-chave da comunicação não-violenta é a capacidade de se expressar sem usar julgamentos de "bom" ou "mau", do que está certo ou errado, porque é essa a razão do acento em expressar sentimentos e necessidades é posta, em vez de críticas ou juízos de valor.
Comunicação não-violenta
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


(clique na figura se quiser ouvir o som)

Song “Given To” (1978)

I never feel more given to
than when you take from me —
when you understand the joy I feel
giving to you.
And you know my giving isn’t done
to put you in my debt,
but because I want to live the love
I feel for you.
To receive with grace
may be the greatest giving.
There’s no way I can separate
the two.
When you give to me
,I give you my receiving.
When you take from me, I feel so
given to.
by Ruth Bebermeyer from the album, “Given To.”

terça-feira, 5 de junho de 2007

Firewalking


(Firewalk Institute of Research and Education (Extreme Spirituality)

Convite aos practitioners e actuais participantes no practitioner

Para comemorar a abertura das novas Instalações do Espaço Integral em Fátima, realiza-se durante o curso de iniciação à PNL no próximo fim-de-semana, a 9 e 10 de Junho, um passeio sobre brasas incandescentes a 1000 graus centígrados.

Para este grande passeio sobre o fogo convidamos os participantes do practitioner e practitioners que ainda não tiveram a oportunidade de fazer este passeio, a fazê-lo então, se quiserem.

Para os cursistas do curso de iniciação, cursistas do practitioner, ou practitioners que ainda não realizaram esta actividade, o programa do passeio sobre o fogo terá início no sábado, 9 de Junho, às 21.00 horas, no Espaço Integral/IPPNL e para os cursistas e practitioners que não fizeram o curso em Fátima, só se pede uma quantia simbólica de 5 euros para ajuda na organização. .

Se está interessado em experienciar o que é ultrapassar convicções limitadoras e transformar o medo em poder ao atravessar um leito de carvões incandescentes, pode aproveitar esta oportunidade.

É um programa que não faço todos os dias, mas que reservo para ocasiões especiais. E este é um momento muito especial.

Se quiser celebrar connosco, telefone ou envie um e-mail para:


Espaço Integral - I P P N L
Rua Moinhos da Fazarga, 2495-445
F Á T I M A
Tel/fax: 249 534 110 / 91 788 70 86 / 91 407 03 37
espacointegral@sapo.pt ippnl@sapo.pt
http://www.espacointegral.com/
http://www.espacointegral.com/portal/


PNL - José Figueira
96 653 47 05

Um pensamento do dia



Enviado por dagelijksegedachte (Holanda)

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Lições da Natureza: Obstáculos

Se um falcão for colocado em um cercado com um metro quadrado inteiramente aberto por cima, o pássaro, apesar de sua incrível habilidade de voar, será um prisioneiro. A razão é que um falcão sempre começa um vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar, permanecerá prisioneiro pelo resto da vida nessa cadeia sem teto.
O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado em um piso completamente plano, tudo que consegue fazer é andar de forma confusa, dolorosa, procurando alguma ligeira elevação de onde possa se jogar.
Um zangão, se cair em um pote aberto, ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto, por isso, persiste em tentar sair através dos lados próximos ao fundo. Procurará uma maneira onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente, de tento se atirar contra o fundo do vidro.
Há pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo "acima."
Autor desconhecido

Mais um pensamento do dia

Recebo diariamente dum site na Holanda, o pensamento do dia. Eis o pensamento do começo da semana que acabei de receber à uma da manhã:

O que é enriquecer na vida?
É fazer coisas a partir dos ditames do coração.
O que significa o enriquecimento da nossa vida e a dos outros.

Jan van Koert


www.dagelijksegedachte.net

domingo, 3 de junho de 2007

Receita para ser feliz

Dona Maria era uma senhora de 92 anos, elegante, bem vestida e penteada. Estava de mudança para uma casa de repouso pois o marido com quem vivera 70 anos, havia morrido e ela ficara só... A caminho de sua nova morada, a atendente ia descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as cortinas de chintz florido que enfeitavam a janela. — Ah, eu adoro essas cortinas - disse ela com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho. Mas a senhora ainda nem viu o seu quarto... — Nem preciso ver - respondeu ela. — Felicidade é algo que você decide por princípio. — E eu já decidi que vou adorar! É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu tenho duas escolhas: Posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem... Ou posso levantar-me da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem. Cada dia é um presente. A velhice é como uma conta bancária. Você só retira aquilo que você guardou. Portanto, aconselho-a a depositar um monte de alegria e felicidade na sua Conta de Lembranças. E como você vê, eu ainda continuo depositando.

Agora, se me permite, gostaria de lhe dar uma receita.

1. Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade. peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago. 2. Dê preferência aos amigos alegres. O“baixo-astral” puxa você para baixo. 3. Continue aprendendo. Não deixe o seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer. 4. Ria sempre, muito alto. Ria até perder o fôlego. 5. Lágrimas acontecem. Aguente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO, enquanto você viver. 6. Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais, lembranças do seu namorado, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio. 7. Aproveite a sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda. 8. Viaje sempre que puder. Conheça novos lugares 9. Diga a quem você AMA, que você realmente o AMA, em todas as oportunidades.
LEMBRE-SE SEMPRE QUE: A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego... de tanto rir... de surpresa... de êxtase... de felicidade! De que é que você está à espera????????

(desconheço o autor)

sábado, 2 de junho de 2007

Pensamento do dia



Quem sabe se por detrás de todas as formas pela qual a natureza se nos apresenta, não existirá uma forma pura e imodificável da realidade?


Piet Mondriaan

Social Panoramas


By Paul Jones, Hypnotherapist

A brand new construction of the form and function of the unconscious landscape, one that is not only conceptually intriguing, but so much more importantly, one that directly invites us to reorganise our psychological furniture. The premises upon which Lucas Derks bases his blueprint for lasting personal change is plausible and simple but never simplistic. The same can be said of the plethora of practical exercises that prescribe the means we can easily use to identify any changes that are desirable and make them.

Building on his backgrounds in NLP and psychotherapy Derks has discovered a less elusive and precarious bridge between the conscious and the unconscious processes of the mind.

A postmodern mix of existentialism and solipsism reconciling the basic premise of the self as the centre of the social sphere (or Panorama) with the unfortunate necessity of having to deal with “others”. Whether this model is used to dissect the facets of the self or the facets of the self we project outwards in order to construct what we should sneeringly call reality, the results are always the same, a confirmation of our eventual responsibility and the liberation it brings in its wake – Freedom. To understand one’s position in the social sphere is to “find one’s self”, but the ability to define your “location” is the holy grail of the human condition, namely the creation of the self!

PREPARANDO O FUTURO

1. Imagine algo que quer ver realizado no futuro e do qual ainda se não sente totalmente seguro.
2. Faça uma imagem precisa, dê-lhe som, o que sente, cheira, prova, o que diz a si mesmo, o que os outros dizem?
3. Faça essa representação maior, torne-a mais precisa, dê-lhe mais cor e brilho.
4. Imagine-se no futuro num momento depois da situação realizada com sucesso, olhando para a situação brilhante, viva, vitoriosa, o que vê, ouve, sente?
5. O que se modificou?

Publicado no mês do nascimento do blogger PNL-PORTUGAL

Segunda-feira, Junho 28, 2004

Oráculo

Para o mundo dos gestores! Para o mundo da liderança! Managers de todo o formato! O segredo da excelência já foi revelado há muito: - O sucesso não está nas capacidades intelectuais nem nos conhecimentos e competências. Isso todos têm. As fábricas universitárias têm essas coisas ao dispôr de cada um. Esforcem-se e se só brilharem aí será um brilho de pouca duração. Muito possivelmente serão brevemente ofuscados por outros que nem sequer têm títulos de doutores. Os grandes distinguem-se pelo conhecimento e controle das coisas práticas, essenciais, que estão ao dispôr dentro de si. Os grandes distinguem-se pelo que são. Conhecem os segredos do funcionamento da mente humana e com esses conhecimentos realizam a utopia.
posted by José Figueira at 23:48 0 comments

Não há ninguém que seja suficientemente rico que possa comprar o seu passado

Oscar Wilde

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Até agora ainda não houve respostas:


Já publicado anteriormente:
O inconsciente não dorme

Imagine uma sala fechada com três lâmpadas.Fora da sala 3 interruptores.Só pode entrar uma única vez dentro da sala para ver o que o acontece.Como é que descobre qual é o interruptor que corresponde a cada lâmpada?

Parece que já houve investigadores que descobriram a resposta depois duma boa sesta ou duma noite bem dormida. Ao acordar tinham a resposta.Talvez seja uma prova de que o inconsciente não adormece quando apagamos a luz e fechamos os olhos.
Já Albert Einstein dizia:


A imaginação é mais importante que o conhecimento.